quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Renasce um blog!

Bom pessoal! Após entrar em coma, nosso blog está oficialmente sendo ressucitado!! Conto com a colaboração de TODOS para que seja o NOSSO blog! E para começar, este vídeo está circulando pelo pessoal da administração EAD da Ulbra e acabou caindo na minha mão. Como gerou discussões na empresa com o pessoal da administração, mal posso imaginar o que acontecerá aqui! Expressem-se à vontade, o tema permite que cada um tenha uma participação!! Imagino que poderá ser discutido inclusive em sala de aula... Como de costume, me ausento da opinião neste primeiro momento, mas depois retorno e expresso-a!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Colegas, postei esta reportagem da REVISTA ÉPOCA, por achar interessante o assunto.
Paulo Ricardo Bairros.


04/09/2009 - 23:39 - Atualizado em 06/09/2009 - 17:51

As novas redes da Amazônia

Com o dedo no teclado e uma conexão (bem) ruim, os blogueiros do Norte são protagonistas da mais nova saga da integração amazônica

ELIANE BRUM

A DEVEDORA DO SARNEY

 Reprodução
Alcinéa Cavalcante
Endereço do blog: www.alcinea.com
A blogueira enfrenta uma das piores conexões do país para levar as notícias do Amapá ao restante do Brasil. Por sua atuação na campanha de 2006, foi processada mais de 20 vezes por José Sarney

Alcinéa Cavalcante tem um automóvel Ka 2003, um laptop, uma linha telefônica convencional, um celular, algumas dezenas de livros de poesia, roseiras de cores variadas, dois cachorros vira-latas que não param de latir e uma mangueira na casa que herdou, mas ainda não está em seu nome. A cada ano, ela recebe uma notificação da Justiça que deixaria a maioria dos brasileiros com dor de estômago, suor frio, tremedeira. É a dívida de Alcinéa com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB): segundo ela, mais de R$ 2 milhões, com juros e multas. E aumentando.

Explica-se: na eleição de 2006, quando Sarney se reelegeu senador pelo Amapá com menos folga que nas anteriores, ele processou a blogueira mais de 20 vezes. Sarney considerou abusivos posts e comentários de leitores. Num deles, enviado a ÉPOCA pelo advogado de Sarney, um leitor dizia: “Temos de mandar esse xibungo pro Maranhão, somente assim faremos justiça àquela população pilhada há anos por uma família de jagunços que se utilizam dos métodos mais desprezíveis para combater qualquer um que cruze o caminho desses viciados em corrupção”.

Alcinéa conta que ficou bem nervosa nas primeiras notificações. Não tinha advogado nem sabia o que fazer. Nos dias seguintes, passou a receber até três notificações de cada vez, e o oficial de Justiça já tomava cafezinho na casa dela. Alcinéa entregou a Deus. “Se eu devesse R$ 10, 12 mil, não dormiria, porque é um valor que, parcelando, dá para pagar”, diz ela. “Mas mais de R$ 2 milhões?”

Aos 53 anos, ela é a matriarca da blogosfera do Amapá, reverenciada pelos mais jovens nos encontros ao vivo dos “blogueiros do Meio do Mundo”, na cafeteria Tom Marrom. É a dona ainda do “quintal mais bem informado de Macapá”. Pelo seu portão passa uma romaria de gente, da cultura à política. Não é Alcinéa quem vai até suas fontes, mas suas fontes que vão a ela. Debaixo de uma mangueira, ela recebe informações e bloga. Só vai à rua em busca da notícia quando pressente – ou é informada por uma fonte fiel – que a Polícia Federal se prepara para uma operação. Alcinéa passa noites inteiras de campana, para pegar a PF em flagrante. Quando consegue, o blog chega a 3 mil leitores por dia.

Alcinéa só reduz a produção do blog uma vez por ano, no Carnaval – ela adora um ziriguidum, um telecoteco. Filha de um poeta que fez história em Macapá, Alcy Araújo, e de uma professora, Alcinéa escreveu a primeira poesia aos 10 anos. Tornou-se repórter de rádio aos 13. Trabalhou em rádio, TV e jornal por quase toda a vida, mas formou-se mesmo em mecânica. Dividiu as manchetes na imprensa com o ensino sobre motores de avião, carros e navios. É funcionária federal há 31 anos, 15 deles em sala de aula. Afirma não ter partido. “Fui filiada ao PT, depois me desfiliei”, diz. “Às vezes, dou R$ 50 ao PSTU.”

Quando leu um artigo sobre a internet, no início dos anos 90, Alcinéa e o único filho não sossegaram até acessar a rede por um portal de São Paulo. Pagavam interurbano. Iniciou sua aventura no mundo virtual, onde chegou a manter uma agência de notícias. Na eleição de 2004, criou o blog. E começou a mudar a relação de forças no Amapá. “A imprensa daqui depende muito dos recursos públicos, não denuncia nada que contrarie os interesses de quem está no poder”, diz. “Os blogs furam esse bloqueio. E as notícias vão para o mundo.”

O blog de Alcinéa costuma ter brincadeiras interativas com o leitor. Em agosto de 2006, com o título de “O adesivo perfeito”, a proposta era a seguinte: “Mande fazer um adesivo com a seguinte frase: ‘O carro que mais combina comigo é o camburão da polícia’. E bote na picape daquele candidato”. Os leitores responderam com os candidatos mais variados. Um deles manifestou-se dizendo que era “um adesivo perfeito para o Sarney”. No dia seguinte, Sarney entrou com uma ação pedindo indenização e a retirada do blog do ar. Alcinéa não recuou. Postou no blog a foto de um muro da cidade, onde estava pichado “Xô, Sarney!”. Mais uma ação.

Os blogs políticos deverão crescer na Amazônia,
estimulados pelas eleições de 2010

O advogado de Sarney, Fernando Aurélio de Azevedo Aquino, é funcionário do Senado desde 1992 e hoje ocupa um posto de “assistente técnico” no gabinete do senador Gilvam Borges (PMDB), afilhado político de Sarney. Procurado por ÉPOCA, Aquino afirmou que “estava de férias” quando foi advogado da Coligação União pelo Amapá, pela qual concorria Sarney. “Não obstante a senhora Alcinéa busque apresentar-se como vítima, é preciso dizer que não foi”, disse Aquino, por escrito. “Não se tratava de representações contra a divulgação de matéria ou mesmo de opinião, mas contra publicação de agressões gratuitas e até de baixo calão.” Procurado por ÉPOCA, Sarney afirmou, por meio de sua assessoria, que considerava as respostas enviadas por Aquino satisfatórias.

O UOL, que hospedava o blog de Alcinéa, tirou-o do ar. Assim como foi retirado o blog de sua irmã, Alcilene Cavalcante. Alcinéa hospedou-se então no Blogger, a ferramenta de blogs do Google. Ao contrário de sites como o UOL, o Google não se responsabiliza – e não pode ser responsabilizado legalmente – pelo conteúdo dos blogs que abriga.

Alcinéa continuou postando. E Sarney processando. Quando ela colocou no ar a letra da canção de Chico Buarque, “Apesar de você”, Sarney processou. Ela colocou então a música em notas de violão. Depois de ter vencido a eleição, Sarney ainda processou Alcinéa mais uma vez. “Todo mundo sempre disse sim ao Sarney, e de repente alguém disse não. Ele não está acostumado a ser peitado”, diz Alcinéa.

A blogosfera reagiu ao que considerou “censura” e “abuso de poder”. A expressão “xozando”, derivada do Xô, Sarney, tornou-se popular. Mais de 50 mil blogs e sites “xozaram” no Brasil e fora dele. Em sua pesquisa, Malini detectou que o episódio Sarney deixou uma marca na blogosfera do Amapá. “Os blogueiros vivem um processo de autocensura, os posts se tornaram mais velados”, diz. Na França, Alcinéa ganhou o prêmio Repórteres Sem Fronteiras, pelo blog brasileiro que mais defende a liberdade de expressão.

Em menos de dois meses, ela recebeu mais de 20 notificações da Justiça. No Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Alcinéa perdeu a maioria delas. Depois, diz ela, seu advogado perdeu prazos nos recursos. “Por causa de matérias que fiz como jornalista, um pistoleiro já foi contratado para me matar, já dispararam tiro contra a minha casa. Mas o que o Sarney fez comigo é mais indefensável”, diz Alcinéa. “Muitas portas se fecharam, e meu filho não consegue emprego.” Na época, Alcinéa postou: “Recadinho para os velhos ranzinzas e ditadores: enquanto vocês gastam seus dias procurando motivos para me processar, eu uso meus dias para ser feliz”.

Quando se conhece Alcinéa ao vivo, a afirmação parece bem perto da verdade. Ela tem tantos amigos e o quintal é tão frequentado que dá vontade de raptá-la para a entrevista. Sua tensão só é exibida ao fumar um cigarro atrás do outro. Alcinéa tem jeito manso e se ilumina toda quando sorri. No fundo de seus olhos, porém, mora um brilho de gente boa de briga. “Eu achava que só aqui no Amapá tinham medo do Sarney”, diz. “Descobri nessa crise do Senado que metade do Congresso é patife e a outra metade é frouxa. Um por cento deve dar para respeitar.” Fotografa uma rosa do jardim e oferece aos leitores virtuais. Mais tarde vai ao templo da Igreja Messiânica Mundial do Brasil para rezar: “Peço a Deus que descongele o coração do Sarney”.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

BLOG PARADO... CHEGOU A HORA!!!

OLÁ COLEGAS...

COMO O BLOG ESTÁ PARADO CHEGOU O MOMENTO DE VOLTAR.

O ASSUNTO É... "QUE TIPO DE TÉCNICA EDUCACIONAL VOCÊ UTILIZARIA EM SALA DE AULA, PARA OBTER UM RESULTADO MAIS ATRATIVO?"


1- DEPENDE DA TURMA
2- TODAS AS TURMAS SÃO IGUAIS
3- CONFORME A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS
4- TANTO FAZ! O MEU ESTA GARANTIDO NO FIM DO MÊS (EXISTE MUITOS PROFESSORES QUE USAM ESTA TÉCNICA)
5- INFORMÁTICA PURA...
6- SOMENTE NA BASE DO LIVRO...
7- TENTARIA MOSTRAR O SISTEMA NO CAMPO
8- TENTARIA UTILIZAR UMA TÉCNICA COMPLETAMENTE NOVA PARA RECEBER ELOGIOS E TER O SEU ÉGO ELEVADO (EU SOU BOM).
9- O FEIJÃO COM ARROZ QUE SE VÊ SEMPRE
10- OUTRA OPÇÕES...


COLEGAS COMENTEM E BOAS FÉRIAS FORÇADAS...

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Reações!

Boa noite!

Bom pessoal, até o presente momento fui apenas o cara que postava no blog. Hoje vou mudar um pouco desse posicionamento. Vou expressar minha "indignação" com o que aconteceu na noite desta quarta, meditei muito sobre o que escrever e com isso decidi me expressar, tal qual o tema do blog - Pensa, estuda e expressa-te! - pois estou um tanto revoltado com tudo, apesar de ter lidado com extrema calma.

Meu ponto de vista:

Achei a maior "frescura" a maior parte das "revoltas" que aconteceram hoje. Penso que tudo não passou de fatos simples, mas imperdoáveis em alguns pensamentos, que isso pessoal? A universidade não representa uma monarquia! Ela erra tanto quanto eu ou você, e pode ter errado sim, mas por que condenar de forma tão veemente como foi feita?? Não consegui ver coerência na metade das acusações, pois estava apenas baseadas em um interpretação dos fatos, sendo que o fator ser humano foi desconsiderado. Caraca, ela não quis intimidar nada, quis valorizar a instituição para mostrar que ela oferece segurança e estrutura de nível num país onde isso é raro. Por que não condenamos algum colega por ele agir de determinada forma? Porque somos educados e civilizados e respeitamos o direito de expressar da pessoa, agora porque condenar alguém que simplesmente é é agitada - qualquer um nota nos primeiros quinze segundos, essa personalidade - como ela é. E na boa, também achei errado a forma de agir dela, mas P¨*##$%#*, por que tanta revolta? Ninguém buscou entender porque ela agiu assim, ou se ela é assim, apenas tocaram pedra na coitada. Imagino o que pode vir a acontecer caso alguém interprete errado esse post. No meu ver, o que aconteceu na sala de aula, não foi Ciências Sociais, e sim, um somatório de mínimos acontecimentos, que transbordaram neste assunto. Foi duelo de emoções, e penso que isso não está certo, pois como diz a professora e a turma concorda, NÃO EXISTE UMA VERDADE SÓ! O que impede de estarmos todos errados? NADA, por isso solicito que todos nós meditemos a respeito, porque o clima na turma ficou em uma linha tênue entre linha de raciocínio e possíveis desafetos pessoais. Ninguém precisa estar certo!

Desculpa a todos que sintam se ofendidos, mas precisava escrever este "desabafo" para poder dormir tranquilo.

P.S.
Postem à vontade, desculpa com os erros de português e principalmente, cuidado ao citar nomes, não gostaria de intervir para preservar o blog.
Amanhã passo aqui para analisar com calma o que eu escrevi.
Abraço a todos!

E não esqueça!
Pensa, estuda e expressa-te!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Estado brasileiro é um dos menores do mundo.

O falso mito que o Estado brasileiro é grande.

*Lucio Uberdan.

Com a crise econômica em curso(longo curso), o permanente “debate da mídia*” esforça-se em colocar críticas diária no colo do estado, tentando "colar" neste uma parte da culpa pela crise. Essa é uma forma "inteligente" de poupar, ou pelo menos , de tentar tirar o foco do setor privado(produtivo ou financeiro) que pelos recentes testes de DNA**, é pai, padrasto, mãe e madrasta da Crise Econômica Mundial de 2007, 2008, 2009, 2010***... e por ai vai.

Ontem na entrevista a Ciro Gomes no Conversas Cruzadas, o qualificadíssimo Lasier Martins voltou ao jargão, o "estado brasileiro não é grande demais? com ministérios demais". Hoje no jornal da manhã da Globo, a Míriam Leitão(leia-se o Farol de Alexandria) ao comentar o pacote de 1 bilhão de reais do Estado brasileiro em ajuda aos municípios, disse que o governo faz errado, vai ajudar a todos municípios de forma igual, em vez de priorizar aqueles que realizaram ajustes estruturais(???), leia-se diminuição de pessoal e estrutura.

Essa “cruzada sistêmica” dos Neoliberais da TV brasileira tem dois erros gritantes.

Primeiro a simploriedade no trato do tema, trata-se algo muito complexo de forma muito descompromissada, como se todos(as) os(as) telespectadores(a) fossem acéfalos que estivessem sobre a sua mesma bandeira. Nós(as) críticos(as) a esses(as) neoliberais do tubo de imagem, em conjunto com os(as) diversos(as) demais pensantes, não precisamos de muito esforço para ver no terreno as pegadas de urso que vão sendo deixadas.

i)O estado precisa diminuir, mas ao mesmo tempo precisa ser grande na ajuda a empresas e empresários(as) que não sabem tocar seus próprios negócios, entre eles a própria Rede Globo****;
ii)O estado precisa diminuir, mas diz a mídia constantemente que vivemos uma “crise na saúde e na educação”, a saída portanto seria diminuir os serviços públicos, relegando-os ao setor privado? O mesmo que a todo momento quer ajuda direta do estado, ou indireta como no caso das famosas filantropias. Enfim pegadas de Urso, grandes demais para não serem vistas.

O segundo erro gritante na crítica ao tamanho do Estado brasileiro, é a própria crítica, ou seja, o nosso Estado não é grande, para ser mais sincero ele é proporcionalmente menor, por exemplo, que a Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Portugal, Suécia, Panamá, Uruguai, Argentina.

Segundo estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o Estado brasileiro não chega a 11% da população economicamente ativa, e não alcança a marca de 6%, se comparado com a população geral do país.

Esses dados estão bela matéria abaixo da Revista Carta Capital de um ano atrás. Clique na imagem, vale a leitura.

*Na Globo por exemplo, é infinitamente mais comum presenciarmos, o(a) âncora do programa debater com outro(a) jornalista;
**Vide o caso das gigantes Fannie Mae, Freddie Mac e General Motors, bem como no Brasil o caso da Votorantim;
***Desde de 2007 inúmeros pensadores(as) da economia já alertavam para crise que estava em curso, a UNICAMP é um exemplo;
****A mesma já recorreu mais de uma vez ao BNDES - o segundo maior banco de investimento público do mundo;

A imagem foi captada no Sátiro.

carta-capital

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Opine!


Boa noite... (pelo menos para mim neste momento)

Após algumas conversas com colegas, notei que não teria como fugir de ser eu, a pessoa para começar com esse movimento de discussões no blog. Estarei fazendo-o para encorajá-los a se expressarem aqui no QS. Sintam-se TOTALMENTE à vontade para comentar post's e criá-los também. Façam ativos seus ideais.

O modelo para avaliar alunos.

Hoje foi contestada a forma atual de avaliar alunos nas escolas.
Confesso nunca ter analisado tal tema por mais que cinco minutos, e agora me deparo com um fato que vivenciei por mais de dez anos... Fiz algumas pesquisas antes de começar este post, e vejo que a Internet é rasa, quanto a este assunto. Mas um site me reportou a outro fato que vivenciei e muitos já presenciaram também. A necessidade de aprovar a maior quantidade possível de alunos. Não sei o que ganham as escolas, mas sei que isto existe e acaba influenciando no planejamento do professor. Voltando ao tema, agora pensando como futuro lecionador, vejo quantas coisas poderiam ser diferentes, realçando o fato de que as "malandragens" ainda estão frescas na memória, obter a nota necessária em uma determinada prova, não é algo difícil, pelo contrário, com alguns diagramas sem nexo aparentemente tudo se resolve. Resolve? Depende o objetivo, confesso que me prejudiquei em algumas matérias simplesmente por ter uma forma de resolver sem aprender. Não me eximo da culpa, mas lembro bem também que conforme o professor até genética parecia interessante.
Lembro-me que na segunda aula uma colega (desculpas não lembrar seu nome), comentou sobre onde deveria ser corrigido o aluno. Ela defendia que tem que ser lá, nas primeiras séries, quando se forma o ser. Até ouvir tal ponto, confesso, tinha ponto de vista diferente, pois pensava que quando adolescente que se formava o caráter e o PENSAR - quero entrar nesta área agora para poder mostrar no futuro o meu ponto de vista - posso garantir a vocês, que um aluno que é capaz de gerar um raciocínio lógico leve, é uma raridade a ponto de ser tratado como jóia em algumas escolas.
Analisando tudo isso, gostaria de saber na opinião dos colegas, quem é o responsável por gerar o interesse de pensar - pensamento lógico - no aluno? Algo que demonstra isto é o ENEM, que em sua maioria possui questões de raciocínio lógico, pouca matéria de aula, apenas exige que o aluno pense, e mesmo assim é um desastre na maioria do Brasil.
E ainda, a culpa é do professor, do aluno, do sistema, de quem?
Ficam algumas questões que gostaria que respondessem.



  • O método atual é ruim?
    Existe um melhor?Qual?

  • É possível colocá-lo em prática?

  • Tendo em vista que as chances de ter um aluno que não tenha "facilidade" para raciocinar questões sociológicas básicas, são imensas - e maioria - . Como proceder se ele não aprendeu isto no passado escolar dele?



P.S.


Apenas postei ideias e testemunho do que vi. Sinta-se livre para comentar, analizar, discordar, concordar, reclamar e tudo mais que vier à cabeça. Vou guardar minha visão aprofundada sobre o tema, para um breve futuro para dar espaço à vocês.


Abraço a todos!


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Orkut!

Olá a todos!!!

Estou aqui de novo (Patrick) para informá-los o link da comunidade no orkut!
Lá também é possível adicionar os demais colegas!

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=85760273&refresh=1

P.S.
Se você logou no site com a conta quarta.sociologica, clique em sair (no canto superior direito) para entrar com a SUA conta no orkut, caso contrário ele irá pedir para cadastrar o quarta.sociologica no orkut, o que não é aconselhável.
Agradeço a atenção e compreensão de todos!

Abraços